Porque premiar e reconhecer seus colaboradores com experiências.

Manter os colaboradores engajados e motivados é sempre um grande desafios em todas as organizações, seja para estimular o cumprimento de metas ou reconhecer pelo aniversário ou outro objetivo alcançado.

Por isso, algumas delas adotam formas de premiações diferentes com o objetivo de reconhecer, o time, com experiências e situações que ficarão na memória do colaborador.

Para entender como isso pode fazer a diferença na sua empresa e como a Todo Cartões pode te ajudar nisso, continue a leitura do artigo!

 

Reconhecimento de colaboradores

 

A remuneração não é o único fator que influencia na produtividade dos colaboradores. O profissional que não se sente reconhecido, pode desanimar com sua carreira. São diversos os problemas que um baixo engajamento da equipe pode gerar: redução da motivação, absenteísmo e até mesmo o aumento da rotatividade na equipe. 

O reconhecimento extra pode vir de diversas formas, principalmente quando se trata de um bom desempenho. Pode parecer simples, mas oferecer uma premiação faz diferença e segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, divulgada em 2017 pelo G1, revelou que 96% dos entrevistados acreditam ser importante que as empresas recompensem seus colaboradores por meio de formas materiais — como dinheiro, vale-presente, viagens, etc — e 90% consideram opções imateriais neste caso — como elogios, homenagens, etc. 

Os dados mostram que os colaboradores têm expectativas em relação a como serão reconhecidos ou não nas companhias que atuam. As novas gerações já apresentam um comportamento extremamente positivo quando estão em um ambiente com feedbacks mais recorrentes e que trabalham com objetivos bem claros entre colaborador e empresa. 

Reconhecer o esforço e bom desempenho dos colaboradores pode trazer uma série de benefícios a empresa.

 

Tipos de reconhecimento

 

Nós temos um texto que traz 6 formas fáceis de reconhecer seus colaboradores aqui no blog. As opções são diversas, variam tanto individualmente como para uma equipe específica ou empresa em geral, quando uma meta importante de vendas é batida ou uma organização recebe prêmio, por exemplo.

 

Mas, podemos dividir essa questão em dois tipos:

 

1- Reconhecimento Imaterial

 

Este tipo de recompensa é simples de ser oferecida, é como um feedback mais simples e geralmente ocorre no momento da conquista. Pode ser um elogio pelo bom comportamento, melhora no desempenho, atitude proativa, entrega de projeto, excelente atendimento, entre tantas outras situações que geram resultados positivos para o negócio. 

 

2- Prêmios

 

Aqui o reconhecimento já se torna mais palpável, porém ainda é simples e fácil para a empresa promover. Neste grupo entram atos como fazer homenagem a algum colaborador de bastante destaque, como o trabalhador mais antigo da organização, o funcionário do mês, líder de algum projeto de inovação bem sucedida para a empresa, celebrar os aniversários dos funcionários. 

Aqui a experiência começa a valer, imagine seu colaborador levando a esposa para celebrar a meta alcançada com um cartão presente da empresa. O cartão presente se torna o símbolo da recompensa palpável e da importância e respeito que a empresa tem por ele, motivando-o a viver uma experiência diferente. 

 

Porque dar uma cartão presente como reconhecimento.

 

Talvez você ainda se questione sobre o cartão-presente ser ou não a melhor forma de premiar seus colaboradores, afinal, existem outras possibilidades. Mas tão importante quanto recompensar e incentivar um funcionário ou colaborador, é a maneira como esse prêmio será oferecido. Pois o cartão presente pode ser entregue tanto na versão física quanto na versão online. Os cartões são de marcas específicas – nós trabalhamos com as maiores do varejo brasileiro -, ou seja, promovem uma experiência específico de algum restaurante, loja ou serviço.

 

Esse reconhecimento irá impactar as pessoas que constroem o dia a dia do  seu negócio, e colocar o cartão-presente nessa jogada é uma boa alternativa para fazer o time jogar e correr em busca de mais resultados. A premiação através do cartão-presente tem se mostrado com bons resultados, tornando prático todo o processo de premiar quem você deseja. 

Maurens Rosa

Head de Marketing

Além de responsável por todo o Marketing da Todo. Nas horas vagas é bem polivalente: tenista, pintora, escritora, fotógrafa, mochileira & criativa. Não à toa que o nome é no plural. #seguraamoça

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.