Como uma experiência Omnichannel impacta nas suas vendas

Integrar os canais online e offline e proporcionar uma experiência de compra facilitada para o cliente é o que pode diferenciar o seu negócio da concorrência.

 

O que é o omnichannel?

Para iniciarmos, primeiro você precisa entender do que se trata o conceito omnichannel no varejo. Esse tipo de estratégia tem por objetivo interligar todos os canais de compra, sem que haja competição entre eles, mas sim uma complementação e consequentemente, uma melhor experiência de compra.

 

A Shopper Story BR 2017 publicou um estudo dizendo que 79% dos consumidores brasileiros usam mais de um canal para fazer suas compras. Por isso, é necessário que tudo o que o consumidor encontrar na loja física, sejam promoções ou produtos, ele também encontre no ambiente virtual. 

 

O Omnichannel deve oferecer uma mesma experiência de compra no ambiente online e offline e criar condições para que o cliente faça a compra da forma que desejar, pois essa estratégia integra as loja físicas, e-commerces e consumidores finais.

 

Mas, como isso funciona na prática?

 

Bom, com a estratégia omnichannel para um cliente que procura um produto e deseja comprá-lo pela internet, ele tem a possibilidade de conhecer o seu produto e experimentá-lo na loja física. Ou ainda, comprar a qualquer hora e qualquer dia, virtualmente buscando por melhores condições de pagamento. 

 

Outra possibilidade, que tem sido cada vez mais utilizado, é o cliente comprar online e retirar o produto na loja, sem precisar pagar pelo frete. Isso facilita até mesmo o processo de retorno de mercadoria.

 

Quais as vantagens de ter uma estratégia omnichannel?

 

1. Suas vendas aumentarão

Se você dispor dessa estratégia e optar, por exemplo, pela retirada na loja física, as suas vendas podem aumentar já que mais pessoas estarão circulando pessoalmente no seu estabelecimento. 

2. Você demonstra que valoriza o seu cliente

O grande objetivo do omnichannel é proporcionar ao consumidor final uma experiência de qualidade tanto online quanto offline. Criar condições para que ele possa usufruir da sua plataforma demonstra que você conhece todos os passos e se importou em facilitá-los ao seu cliente.

3. Seus clientes querem poder comprar e retirar online e offline.

77% das pessoas preferem comprar online e retirar na loja. A razão, apresentada pela pesquisa feita pela Maplink, é porque elas podem ver os produtos antes de levar para a casa. Outros dados sobre as pessoas que preferem comprar online e retirar na loja mostram que: 65% preferem porque não há custo para envio da mercadoria; e 23% porque é possível devolver o produto imediatamente caso algum equívoco seja cometido.

4. Sua marca se fortalece e estará sempre se aprimorando

A integração dos canais passa confiança ao cliente, além de segurança e coerência. 

Além disso, conhecendo melhor os seus clientes, você poderá proporcionar experiências cada vez mais personalizadas a eles, se aprimorando mais na estratégia.

5. Os custos reduzem e o lucro aumenta

Os clientes felizes com a experiência com a sua marca poderão divulgá-la e influenciar outros consumidores. Assim, gasto para adquirir novos consumidores diminuirá. Com os custos reduzidos, as vendas aumentarão e você terá maior lucratividade ao final do processo.

6. Usuários omnichannel tendem a gastar seis vezes mais do que os comuns.

Segundo pesquisa da Deloitte, com a integração e experiência expandida na compra, seu cliente sai mais satisfeito e confiante que fazer novas compras pois já sabe que será um caminho fácil e rápido.

 

Como a Todo pode me ajudar?

Somos uma startup especialista em montar e operar gift cards e listas de presentes de grandes varejistas do Brasil. Fornecemos uma plataforma tecnológica e a distribuição comercial dos cartões para que a sua empresa possa vender e resgatar cartões presente nas suas lojas físicas e on-line.

 

Ou seja, nós trabalhamos com a estratégia omnichannel. Com a implementação da nossa plataforma de cartões presente, você pode oferecê-los tanto em ambiente digital quanto físico.

 

Além de que, os clientes que adquirirem seus gift cards podem resgatar os valores na sua loja física ou no seu e-commerce.

 

Vamos conversar? Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais.

Maurens Rosa

Head de Marketing

Além de responsável por todo o Marketing da Todo. Nas horas vagas é bem polivalente: tenista, pintora, escritora, fotógrafa, mochileira & criativa. Não à toa que o nome é no plural. #seguraamoça

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