Black Friday, Varejo e o Cartão Presente

Com a chegada do segundo semestre do ano, vem também mais datas comemorativas, entre elas, a Black Friday. Original dos Estados Unidos e “celebrada” na última sexta-feira do mês de novembro, o dia de promoções relâmpago também foi adotado no Brasil.

Só em 2019, o varejo online brasileiro faturou R$ 3,2 bilhões nesse período, segundo dados da Ebit|Nielsen. O número é 23,6% maior do que o registrado na mesma data em 2018. A tendência é que este percentual de vendas online aumente, principalmente por estarmos vivendo um momento de pandemia: com a restrição de abertura das lojas, comprar online se torna muito mais fácil. 

O cartão presente é um produto que pode ser vendido o ano inteiro, sem a necessidade de datas comemorativas. Mas quando é aniversário de algum parente ou amigo, dia dos pais, das mães ou do namorados, por exemplo, a procura por essa alternativa de presente aumenta. Ainda mais no período em que vivemos onde a opção mais viável e segura é comprar online, essas datas comemorativas são um ótimo subsídio para aumentar ainda mais a receita das empresas de varejo.

 

O impacto do cartão-presente na Black Friday

 

A ideia de implementar os cartões presente para a Black Friday não é uma ideia recente na Todo. Em anos anteriores, já utilizamos durante esse período e os resultados foram expressivos. Outback e Applebee’s foram os clientes que adotaram o cartão presente para sua estratégia de Black Friday, a ação era simples você comprava um gift card de um valor especifico e ganhava uma bonificação, as duas ações juntas somaram mais de R$250mil em valores pagos, sem as bonificações. 

O vale presente em datas comemorativas

 

Mesmo em meio à pandemia, as datas comemorativas continuam sendo celebradas e as pessoas continuam sendo presenteadas. 

O Dia dos Pais ficou atrás apenas para o Dia das Mães com o maior número de vendas de gift cards virtuais. Em um panorama geral, o crescimento médio de vendas foi de 233%. Um case de sucesso é a Centauro, cliente desde 2018, que aumentou 275% das suas vendas online no dia dos namorados, e 368% no dia das mães. Foram os dois meses com maiores resultados de Centauro desde 2018 na venda de cartões presente. 

 

Ainda dá tempo de implementar um gift card na Black Friday?

 

Claro que sim! Um dos produtos mais recentes da Todo Cartões é o TodoFlex que possui uma implantação rápida e com um investimento menor, garantindo todas as facilidades e podendo ter a operação do cartão presente lançada em até 7 dias úteis.

A Todo dá a você todo o suporte desde desenvolvimento do e-commerce de vendas dos gift cards, passando pela consultoria de processos financeiros e contábeis até o acompanhamento dos resultados. Além disso, um time de especialistas é disponibilizado para apoiar e promovemos ações de marketing digital para aumentar as suas vendas.

Adquirir um e-commerce de cartões presente na sua loja garante um diferencial e proporciona maior praticidade ao seu cliente, que agora pode acessar seus produtos online e também conhecer a sua loja por meio do cartão presente que recebeu.

 

Pensou que o gift card pode ser uma opção para alavancar suas vendas na Black Friday? Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais.

 

Maurens Rosa

Head de Marketing

Além de responsável por todo o Marketing da Todo. Nas horas vagas é bem polivalente: tenista, pintora, escritora, fotógrafa, mochileira & criativa. Não à toa que o nome é no plural. #seguraamoça

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