Cartão-presente: Confira as 3 principais vantagens para empresas

Você já sabe o que é, como funciona e provavelmente lembra de muitos concorrentes seus que já adotaram o cartão-presente nas suas lojas, mas você conhece as vantagens mais importantes de trabalhar com gifts cards? 

Aqui, apresentamos 3 delas:

 

Nova fonte de receita

Uma pesquisa da instituição financeira americana First Data mostra que quase 60% das pessoas gastam mais do que o valor do gift card. Em 60% das compras realizadas com cartão-presente em nossos clientes, o valor total da compra é 40% a mais do que valor do gift card. A técnica de upsell se conecta perfeitamente nesse cenário, pois ações de PDV e do próprio atendimento do vendedor fazem aumentar o ticket-médio da compra. 

Além disso, quando um cliente adquire um cartão-presente, a empresa tem uma antecipação de receita. Vale ressaltar que essUma empresa que escolhe adotar a venda de cartões-presente escolhe aumentar o faturamento, fidelizar clientes e a atrair novos públicos. No entanto, para que a operação seja vantajosa é preciso saber o que significa essa decisão e quais são as melhores formas de trabalhar com essa solução.

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que o cartão-presente se trata de um produto a mais que a sua empresa oferece e que, por isso, precisa ser gerido como tal. Portanto, é necessário conhecer todos os processos que envolvem sua implementação. São pontos-chave para o êxito das vendas uma boa divulgação e uma operação eficiente.

Neste texto, você vai ler:

  • O que é e como funciona o cartão-presente
  • As 3 principais vantagens para o lojista
  • Benefícios ao consumidor
  • O exemplo do Outback
  • Como implementar o cartão-presente

 

O que é e como funciona o cartão-presente?

O cartão-presente, popularizado no mundo pelo seu termo em inglês, gift card, nada mais é do que um cartão pré-pago em que o cliente compra de um determinado lojista para presentear alguém.

O presenteado troca, então, o seu cartão-presente na loja por produtos de mesmo valor ao do cartão recebido. 

 

Novos clientes

Dados importantes sobre a capacidade de impulsionar o faturamento que vender gift cards pode gerar são apresentados em uma pesquisa de 2013 da Shopatron, companhia internacional de gerenciamento de comércio eletrônico. 

À época, o estudo mostrou que 40% deles visitaram uma nova loja graças ao vale. Ou seja, além da receita direta obtida pela venda do cartão-presente, o aumento do fluxo de clientes na loja possibilita ainda mais vendas. Trata-se, sobretudo, de um produto baseado em indicação.

 

Clientes fidelizados

Outro benefício é a ligação que os cartões-presentes criam entre as marcas e os consumidores. Como há a necessidade de o cliente ir até o espaço da loja, seja ela físico ou virtual, para trocar o vale pelo artigo desejado, o usuário acaba tendo contato com mais produtos, ficando suscetível a outras compras.

A pesquisa da Shopatron reforça a tendência de fidelização e aponta que 70% dos visitantes retornam ao estabelecimento em que realizaram a troca do cartão-presente.

Veja como funciona nosso sistema para gift cards

 

Benefícios ao consumidor

Embora os cartões-presente estejam se tornando cada vez mais populares no Brasil, é importante que o lojista apresente a opção para o consumidor, deixando evidente as vantagens e facilidades de optar por esse produto. 

Duas das principais são:

  1. O tempo poupado ao escolher presentear com um cartão-presente;
  2. e a garantia de não errar na escolha.

Uma pesquisa de 2017 da empresa National Retail Federation aponta que, para os estadunidenses, a preferência número um é por cartões-presente, acima de roupas, livros e produtos eletrônicos.

O principal diferencial dos gift cards é sua característica de ser uma solução “ganha-ganha”. Isto é, vantajoso para lojista e consumidor. 

 

Um exemplo real: Outback

A rede de restaurantes Outback é cliente da Todo Cartões desde 2015, e antes mesmo disso já adotava os gift cards através de um sistema próprio. 

Com a migração para a Todo, a operação ficou mais robusta e estável, acabando com problemas existentes de fraudes e dificuldade na contabilização correta das vendas. 

Assim, a solução ofertada pelo Outback aos seus clientes, garante total segurança e comodidade. E com isso, além de atrair novos clientes e fidelizá-los, gera um faturamento sólido e recorrente à rede de restaurantes. 

 

Veja como implementar o cartão-presente:

A parte mais sensível da implementação de cartões-presente é cobrir plenamente todas as áreas e processos envolvidos: da implantação na TI, passando pela divulgação do marketing, treinamento do RH e incentivo de vendas do time comercial.

É um trabalho completo e sistemático, que precisa de expertise para ser bem sucedido.

Um parceiro como a Todo Cartões, que tem no seu portfólio marcas multinacionais, como a Centauro, o GNC e a Havaianas, pode garantir que o processo seja o mais rápido e simples possível na operação dos cartões, sejam eles físicos ou virtuais, incluindo a integração com o seu sistema de frente de caixa. 

A contratação de uma empresa especializada pode proporcionar diversas vantagens, como contar com consultorias para a execução de ações que impulsionam as vendas dos gift cards, além de suporte para qualquer eventualidade.

Tudo isso torna a experiência com cartões-presente mais fácil e segura, tanto para clientes quanto para vendedores, resultando no sucesso da operação e em mais faturamento para a sua empresa. 

Dê mais um passo em seu negócio, converse com o nosso time e adote e aumente seu faturamento com o cartão-presente!

gregório rados

Co-founder da Todo Cartões, coordenador do Ciclo Empreendedor e cozinheiro nas horas vagas. Há 8 anos criando operações de Gift Cards e Listas de Presente com nossos clientes e aprendendo o que dá certo (e o que não dá)!

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.