Como fazer o Cartão-presente da sua Loja se Destacar

Você já sabe que a experiência que o cliente tem na sua loja é super importante. Quando ele vai comprar um produto, ou até mesmo “dar uma olhadinha”, tudo precisa ser super atrativo e chamar a atenção do seu consumidor. Com o cartão-presente é a mesma coisa, e ele precisa se destacar e proporcionar uma boa experiência para o seu cliente. 

O gift card é, na sua essência, um presente. Ou seja, seu cliente não está comprando para si próprio, mas para alguém. Ele está diretamente relacionado a momentos especiais, eventos e conquistas. O objetivo é criar para o cliente opções assertivas para cada um desses momentos, de forma que ele nunca fique sem opção para presentear aquela pessoa especial. 

Isso não significa que o cliente não compre para si quando há algum benefício agregado à compra. Nesse cenário, é possível estimular essa compra através de campanhas de venda promocionais. Mesmo que em geral essa compra possua um ticket mais baixo, é possível obter um bom % de upselling no resgate do produto. 

Por isso, listamos os pontos essenciais para fazer o gift card da sua loja se destacar. 

1. Entenda o caminho percorrido pelo seu cliente

Dentro do seu ponto de venda, o cliente deve ser impactado pela comunicação em diversos momentos. Ele precisa entender que os gift cards que sua loja oferece são uma opção caso ele não tenha certeza sobre qual presente comprar. A comunicação deve iniciar nas vitrines e sensores, seguindo para as araras, dê destaque para o produto no setor “presentes” e por fim, posicione próximo às caixas registradoras.

2. Comunique a variedade do design

O visual do seu cartão-presente faz (e muita!) diferença no PDV. Inclua uma embalagem na comunicação do seu gift card e ofereça uma variedade de artes à venda. Que tal um cartão específico para aniversários, outro para dia dos namorados, dia das mães, e outro para festas de fim de ano? Ah, e não esqueça de atualizar as artes de vez enquando ou sempre que houver mudanças de marca, para que o produto se mantenha um design atual e próximo à marca.

3. Não deixe seu cliente sair da loja de mãos vazias

Gift cards muitas vezes são resultado de compras por impulso – aproveite essa oportunidade para deixar displays no caixa com os cartões. É importante que os displays sempre pareçam estar cheios e que pelo menos um mostre todos os designs disponíveis do cartão. Seu time de vendas precisa estar treinado para oferecer o cartão como uma última “tentativa” caso o cliente esteja na dúvida do presente.

4. Tenha sempre um responsável pelos gift cards em loja

É importante ter pelo menos um responsável que assegure que as sinalizações estão em boas condições, verifique que os displays estão sempre cheios e que garanta que a operação está bem treinada em vender os cartões-presente.  

5. Informe a equipe sobre o programa de gift cards

Apesar de ser importante ter um responsável específico para os cartões-presente, é importante que toda a equipe esteja alinhada e treinada para vender os gift cards. Inclua material sobre os cartões-presente nos treinamentos do time, informando os benefícios e indicando que sempre ofereçam ao cliente como uma opção para que não saia da loja de mãos vazias. A operação deve saber também como receber os presenteados no resgate dos gift cards. Para incentivar a equipe, insira as vendas do gift card nas avaliações de performance das lojas. 

6. A venda do gift card deve gerar comissão 

Talvez essa seja a dica de ouro para o sucesso das vendas em loja. O vendedor que atendeu um cliente que optou por levar um cartão-presente precisa ser comissionado. Muitos projetos afundam por não terem engajamento dos vendedores. No resgate o comissionamento deve ocorrer apenas no upsell. 

7. Tenha sempre estoque de cartões

Avalie qual arte vende mais e em quais períodos, para que se tenha estoque daquele gift card específico. Importante manter o controle do tempo de produção e distribuição dos cartões, dependendo do tamanho da sua operação isso pode impactar diretamente em você estar com os displays cheios ou vazios no Natal (período de maior venda do produto).

Agora que você já sabe o essencial para divulgar os cartões-presente na sua loja e garantir aumento de vendas no canal. É bastante trabalho, mas o resultado é incrível. Operações de gift card bem incorporadas a operação chegam a representar 5% do faturamento da marca. 

Se você quer ter seu próprio cartão-presente ou acredita que o seu não está desempenhando o suficiente entre em contato com a Todo Cartões. Somos especializados em operações de gift card em todo o Brasil e podemos ajudar a potencializar as vendas do seu negócio!

Victoria Baldo

Customer success e marketing da Todo Cartões, assisto nosso cliente na busca dos melhores resultados. Criamos juntos as melhores formas de promover a venda de gift card e lista de presentes, sempre com muito açúcar e afeto - menos no café - esse eu tomo puro.

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