Qual o papel do CIO de redes varejistas do futuro?

Com essa provocação e +40 CIO’s de algumas das redes varejistas de maior destaque no Brasil participei do EBDI Retailed!IT no dias 23 e 24 de maio, apresentando as inovações e ideias da Todo Cartões.

 

Que a missão dos CIO’s de qualquer área, e do varejo ainda mais, mudou nos últimos anos não resta dúvida. De uma área de suporte para a ponta da estratégia, me parece muito claro que o CIO pode e deve contribuir cada vez mais com a geração de receita, novos canais e escalabilidade do negócio.

Aqui vão meus principais aprendizados sobre o novo papel do CIO e, para fechar, um palpite sobre o futuro:

1. Transformação digital virou regra e o CIO tem que participar ativamente dessa mudança. Quem não faz, vai ver seus concorrentes escoarem, literalmente, pelos dedos, dedicando sua fidelidade para e-commerces e APP’s.

2. O respeito é prioridade: atenção à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e privacidade serão diferenciais competitivos. Sei que deveria ser premissa, mas infelizmente, ainda não é para todos, e à área de tecnologia tem competência para puxar essa mudança.

3. A área de tecnologia deixará ser a vilã do “corre aqui que o sistema caiu” e passará a ser protagonista de inovação, liderando as melhorias de Customer Experience! CIO’s que testam seus próprios processos e experiência, vivenciam o que há de mais bacana em termos de CX no mundo vão se destacar cada vez mais.

E para fechar, como prometido, meu palpite:

Vamos ver em breve uma onda de CIO’s virando CEO’s! Se no passado vimos muitos CFO’s liderando esse processo, acredito que muito em breve caberá aos CIO’s que aliarem visão de tecnologia e inovação com visão de negócios e foco no resultado conduzirem as empresas e, especialmente, os varejistas, para o futuro!

João Espíndola

CEO e fundador da Todo Cartões

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.