O que você precisa saber antes de decidir se Gift Card é um bom negócio

Em tempos onde gerar novas formas de atrair faturamento pode ser um desafio e tanto em meio há um mundo de possibilidades de investimentos, negócios que não trazem retornos financeiros positivos podem ser um resultado esperado caso não haja estudo e amadurecimento de ideias.

É preciso colocar forças em algo que você tem segurança de que pode dar certo, e essa segurança vem ao conhecer bem a estratégia a ser colocada em campo e como colocar seu time para trabalhar nisso e vencer a partida. Que tal abraçar o Gift Card em suas vendas para fazer o gol?

Conforme explicamos em nosso primeiro post aqui no blog da nossa série “Os Três Segredos para um Programa de Gift Card de Sucesso”,  a comercialização do cartão-presente (seja em loja física, online ou em vendas corporativas) ganhou muito impulso nos últimos anos no Brasil por oferecer grande versatilidade e praticidade, e isso vale tanto para o cliente – que tem sua experiência de compra facilitada – quanto para a empresa – que pode atender com maior rapidez e eficiência; além de uma série de outros benefícios que iremos esclarecer a seguir para você saber se o gift card é ou não é um bom negócio no seu caso.

Por que o Gift Card pode ser um bom negócio?

Qual foi sua sensação ao perceber que um cliente gastou mais do que você esperava em seu estabelecimento comercial? Uma das melhores vantagens de vender cartão-presente é exatamente essa: o famoso e desejado UPSELL. Gift cards geram ganho de receita, considerando que o cliente que irá fazer o resgate do cartão tem grandes chances de gastar além do valor que foi presenteado, podendo comprar mais itens e valores maiores. É uma porta de entrada para dar, literalmente, aquele “up” no faturamento. Estudos da Todo Cartões, empresa especializada em operação de gift cards no Brasil, mostram que o upsell pode chegar a 40% do valor inicialmente adquirido, dependendo do ramo do negócio.  

Outra consequência comum nos programas de gift card são os RESÍDUOS, ou seja, aquele valor que não foi integralmente resgatado pelo consumidor e “restou”no cartão após uso volta automaticamente para a sua empresa. Essa é mais uma ação muito recorrente, pois nem sempre o crédito depositado no cartão é utilizado totalmente, sem contar que os gift cards possuem data de validade. Desse modo, assim como o upsell, os resíduos remanescentes no cartão viram lucro para a empresa que realizou a venda.

Vale lembrar que o gift card é também um excelente recurso para aumentar o fluxo em sua loja fora das épocas de de pico. Considerando que os prazos de resgate do cartão-presente são longos, o cliente que irá fazer a troca do crédito pelo item de sua escolha geralmente evita datas comemorativas devido ao excesso de pessoas dentro da loja. Sabendo que há um período mais extenso para escolher o presente, naturalmente ele deixa para realizar isso com tranquilidade em dias mais tranquilos. Isso tudo ajuda a tornar sua loja física mais movimentada, até mesmo em épocas em que você não recebia tantos possíveis clientes.

Vantagem atrás de vantagem: o cartão-presente pode ir além

Dentre todos esses benefícios que estamos trazendo, é interessante refletir sobre como uma coisa leva a outra e como as vantagens podem ter um efeito dominó. Vamos lá: no momento em que o cliente vai até seu estabelecimento para realizar o resgate do cartão – conforme já mencionamos acima como um dos pontos positivos -, e ajuda tanto a aumentar o fluxo de pessoas na sua loja, assim como gerar upsell ou resíduos, há também a alta capacidade dessa mesma pessoa passar de presenteada a fidelizada. Indo direto ao ponto: o gift card tem um enorme poder de gerar não apenas atração, mas também FIDELIZAÇÃO entre clientes, alcançando certos públicos que até então não haviam sido alcançados ou até mesmo nem conheciam a marca.

E se por um lado a pessoa que está na sua loja é alguém que já conhece seu empreendimento e procura algo para dar de presente, o cartão surge mais uma vez como uma solução, já que assim ele nunca sai de mãos vazias. Mesmo que ele não encontre exatamente o que tem em mente, não saiba como presentear ou esteja em cima da hora, o gift card ganha o título de Salvador da Pátria por reverter a situação aos 45 do segundo tempo.

Vendas corporativas com o Gift Card?

Dentre as múltiplas facetas trazidas pela versatilidade do cartão-presente, uma dessas modalidades que já apresentamos aqui no blog é a venda corporativa, e não poderíamos deixar de citá-la, levando em conta que ela pode vir a ser muito útil ao seu negócio. Resumindo, o gift card pode ser estrategicamente pensado como um canal de vendas corporativas, tornando sua marca conhecida nesse nicho e muito mais vendável e interessante para outras empresas que buscam oferecer incentivos. E como consequência seu nome pode ser incluído nessa bagagem, já pensou? Além, é claro, de contribuir em seu faturamento.  

Falando nisso, você sabia que o cartão-presente representa hoje de 1 a 3% do faturamento das redes que colocam em prática um programa de gift card bem desenhado? Isso é apenas um dos dados que comprovam como o gift card tem um imenso potencial para ser implantado com sucesso nas empresas inteligentes e que se destacam em meio à grande concorrência.

Lembra do que falamos no início do texto? Há infinitas formas de ultrapassar limites e impulsionar sua franquia, mas isso só irá funcionar se você entender bem como colocar isso em prática com conhecimento e visão da onde você quer chegar. Lançar um programa de gift card pode parecer complexo, mas há empresas especializadas no mercado que oferecem soluções para isso e entregam o programa. Afinal, é preciso garantir uma operação eficiente e tecnicamente segura para desenvolvê-lo e fazer dar certo, proporcionando uma boa experiência para o seu público-alvo.

Portanto, com todas essas informações que trouxemos até aqui, não há dúvidas de que o gift card é sim um excelente negócio para você em todos os sentidos, atraindo mais olhares e oportunidades para a sua rede.  

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Victoria Baldo

Customer success e marketing da Todo Cartões, assisto nosso cliente na busca dos melhores resultados. Criamos juntos as melhores formas de promover a venda de gift card e lista de presentes, sempre com muito açúcar e afeto - menos no café - esse eu tomo puro.

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