Os Três Segredos para um Programa de Gift Card de Sucesso: Venda Online

Onde seu público está? As pessoas que são seu alvo para compras acessam a internet regularmente? Ou melhor, elas adquirem produtos ou serviços navegando na web? Com a revolução digital transformando o comportamento do consumidor – incluindo nisso o público da sua empresa – você nem precisa fazer esforço para afirmar que seu possível cliente tenha acessa do a internet nem que seja pelo menos uma vez nas últimas 24 horas.

Se você já vende pela internet e/ou tem um e-commerce pode estar achando óbvio esse discurso inicial, mas segura aí que queremos chegar num ponto: Já pensou na possibilidade de oferecer cartões-presente de forma muito mais prática? Isto é, poupando o cliente de ter que sair de casa?

Pense bem: 46% dos clientes afirmam que ficam propensos a comprar um cartão presente quando não encontram um produto desejado ou quando ele está sold out na loja, segundo dados da First Data. Imagine então se você pudesse ganhar vantagem e oferecer um cartão-presente ao seu cliente pela internet.

Essa possibilidade pode virar realidade e impactar positivamente seu negócio, e já está sendo utilizada por diversas empresas com cases de sucesso: restaurantes, lojas de brinquedos, calçados e até no cinema! Veja bem o que estamos querendo dizer:

Segundo Segredo para um Programa de Gift Card de Sucesso: Venda Online

Até pouco tempo atrás, sempre quando se pensava em cartão-presente o que vinha à mente eram apenas os famosos cartões na versão física que encontramos em lojas de departamento. Mas, no segundo capítulo da nossa série “Os Três Segredos para um Programa de Gift Card de Sucesso”, não poderíamos deixar de lado as eficientes VENDAS ONLINE. Isso porque um cartão virtual pode ser tão bem aproveitado quanto um cartão físico, trazendo inclusive a oportunidade de gerar upselling, ou seja, resultando em compras acima do valor presenteado.
Lembra de quando falamos sobre a praticidade e conforto trazidos pelo gift card ao oferecer ao cliente um mundo de possibilidades no momento de presentear alguém? Pois então, esse benefício cai nas mãos tanto da pessoa que está presenteando quanto para quem está recebendo o cartão, tudo feito diretamente da tela de um smartphone, tablet ou computador, seja a compra ou o resgate. Sem contar que existem vantagens e particularidades exclusivas do cartão virtual, e você pode utilizar isso estrategicamente em seu programa de gift card online.

Portanto, hoje iremos trazer algumas orientações de como atingir o sucesso ao colocar em prática as vendas online de cartão-presente e se destacar em meio à concorrência. Preparado? Confira o check list:

1. Apresente um Site Atrativo e Confiável
Assim como em nosso primeiro texto falamos sobre a importância de planejar bem um programa de gift card para vendas em loja, neste caso o planejamento deve ser baseado levando em conta a vitrine onde o cartão será vendido e resgatado, ou seja: seu site! Ele é o espelho do seu empreendimento e para garantir uma ótima experiência de compra é necessário oferecer uma boa navegação ao cliente.

Para que isso aconteça de forma efetiva no universo digital, tanto o comprador quanto a pessoa que irá resgatar seu presente devem ter facilidade para identificar a aquisição ou troca do gift card, cumprindo essa jornada com praticidade e satisfação. Portanto, vale caprichar na estrutura e organização do seu site em termos de layout, navegabilidade, performance e inclusive questões mais específicas como SEO, por exemplo, verificando as palavras-chave mais adequadas para beneficiar sua plataforma quando o possível cliente realizar alguma busca.

Para o comprador: a venda do gift card em seu site está visível? A plataforma demonstra ser confiável?
Para o presenteado: qual o caminho para resgatar o cartão virtual? O seu e-commerce comunica o gift card como forma de pagamento?

Em tempos onde a experiência do cliente é vista como peça-chave para um negócio de sucesso, questões como essas precisam ser atendidas de forma rápida e eficaz. Portanto, a dica é: após garantir que seu site esteja aprovado para trabalhar com um programa de gift card, teste! Peça para diferentes pessoas simularem uma jornada de compra e seu resgate, assim é possível ter uma noção da provável aderência do público ao que você está oferecendo online.

2. Aproveite as Vantagens da Divulgação Online
Ok, você se certificou que seu site está apto a participar de um programa de gift card e não vê a hora de visualizar clientes e mais clientes aderindo a essa inovação. Mas espere um pouco, em qual parte da sua plataforma pode-se encontrar o cartão-presente que você está oferecendo? O público tem como saber disso por outros meios na internet?
Assim como mencionamos acima, em primeiro lugar é indispensável que o cartão esteja com algum tipo de destaque em seu site para que o programa tenha efeito. De nada adianta investir para disponibilizar um gift card online e não garantir que seu possível cliente tenha acesso a isso. Por isso, use e abuse dos versatilidade da web para divulgar seu cartão virtual nos mais diferentes tipos de mídias, formatos e canais. Afinal, diferente da comercialização na loja física, você tem muito mais opções para exibir o produto e adaptar a divulgação conforme a necessidade.
Conforme explicamos, dê atenção inicialmente ao seu site, pois é onde o cliente irá realizar a conversão. Você pode divulgar o gift card na capa da página principal, inserindo um link que leva a outra página falando dos benefícios do cartão, por exemplo, ou então utilizar outras mídias como banners, landing pages, ou até mesmo fixando um botão na barra de navegação do site.
Outros formatos podem ser explorados ainda em sites externos, exibindo o gift card de maneira estratégica e direcionando para a sua plataforma. Além disso, não podemos esquecer que existem infinitos canais digitais para deixar evidente o cartão que está sendo oferecido. Vale postar nas redes sociais, enviar e-mail marketing, investir em links patrocinados, publicar em seu blog (se tiver), ou seja, fazer uso de todas as possibilidades que sejam convenientes para divulgar o gift card.
Por último, lembre-se de caprichar no visual dos banners e cards que exibem o cartão-presente, criando diferentes imagens atrativas para captar a atenção do público.

3. Dê atenção aos atributos do cartão virtual
Falando em visual, é preciso reservar um tempo para pensar em como será a apresentação do cartão-presente na hora da venda online. Considerando que isso é um produto, o ideal é personalizá-lo com a cara do cliente, oferecendo a possibilidade do próprio comprador fazer isso. Dando essa opção a ele, há maior conforto para ele decidir como irá presentear, convertendo esse comportamento em satisfação no momento em que o poder está todo em suas mãos.
Essa personalização envolve tanto o design do gift card quanto o benefício do cliente escolher o valor em dinheiro a ser creditado na ativação do cartão, por exemplo. Resumindo: é indicado disponibilizar variadas alternativas de ilustrações para estampar o cartão virtual, valorizando a experiência do cliente que quer compartilhar essa sensação com seu presenteado. Afinal, é comprovado que cartões com múltiplas cores e artes colaboram no desempenho das vendas.
Segundo pesquisas da First Data, 12% dos consumidores alegam que o “visual appealing “ do cartão é a característica mais importante do produto. Ou seja, o design é relevante por atrair os olhos do consumidor, transmitindo a importância do produto como uma ótima opção de presente. Tenha em mente também que o visual do gift card deve ser remodelado periodicamente, se adaptando ao que há de mais moderno e ao gosto do seu público.
Pequenos detalhes como esse fazem toda a diferença, dando liberdade para quem está comprando e beneficiando a pessoa que irá receber o presente ao ver o item personalizado. Outra dica ainda é reservar um espaço destinado ao comprador para que ele escreva uma mensagem acompanhando o presente, pedindo informações sobre o nome do remetente e do destinatário. Lembre-se também de permitir que o mesmo possa escolher o valor a ser creditado no cartão para o futuro resgate.

4. Ofereça Promoções Exclusivas Online
Outra orientação que não poderia faltar a quem irá trabalhar com um programa de gift card em seu site. Criando e anunciando promoções exclusivamente online, você incentiva a audiência a navegar em sua plataforma, além de aumentar o faturamento com o cartão-presente com mais essa estratégia.
Ao colocar isso em prática, divulgue as promoções na página inicial do seu site, pensando nas orientações que explicamos na dica número 2 aqui do texto. Você pode estar se perguntando: “Como montar essas promoções especiais?” A resposta irá depender muito do seu modelo de negócio e dos produtos oferecidos, já que precisa haver um cuidado em termos de precificação para que essa ação impacte positivamente seu negócio.
Mas aí vão algumas alternativas de formatos: você pode realizar uma promoção de compra, oferecendo um cartão no valor de R$ 50,00 a ser resgatado em mercadoria e dar R$ 10,00 grátis como bonificação, por exemplo. Ou então quem sabe trabalhar com incentivos ao próprio consumidor que está comprando produtos em seu site, anunciando “compre R$ 100,00 em um único produto e ganhe um gift card de R$ 25,00”. Tudo irá depender do fluxo de caixa vindo das vendas do seu site e precisa ser planejado com atenção, mas vale a pena para estimular a compra do cartão virtual. Ofereça opções como essa periodicamente e monitore os resultados para aprimorar as campanhas conforme a necessidade, principalmente em datas especiais, conforme comentamos abaixo.

5. Invista nas Datas Comemorativas também pela Internet
As compras do seu gift card podem e devem acontecer em todos os dias do ano, mas não podemos esquecer que existem algumas épocas em que o comércio bate recordes, e no universo online não seria diferente. Por isso, é hora de usar essa oportunidade ao seu favor também em seu site!
Pensando que em datas como o Natal e em todas as outras festividades, por exemplo, existem pessoas buscando presentear umas às outras, o gift card surge como uma solução – assim como acontece nas vendas em lojas – dessa vez facilitando ainda mais a vida do comprador por disponibilizar sua aderência online. Ao apostar nessas datas para comercialização do cartão, vale voltar nas dicas de divulgação para unir o útil ao agradável. E considerando que nessas épocas do ano existe uma grande competição em anúncios entre as concorrências, é preciso, além de prestar atenção na divulgação, planejar ações que realmente impactem o consumidor.
Uma das datas que tem crescido bastante no e-commerce brasileiro é a Black Friday, que ocorre em todas as últimas sextas-feiras do mês de novembro. Antes mesmo desse dia ocorre toda uma mobilização na internet por parte das lojas e marcas anunciando a proximidade do evento e futuras promoções, e você pode utilizar essa alternativa para adaptá-la ao seu cartão virtual.
O Outback Steakhouse, por exemplo, realizou uma grande ação com seu cartão-presente na Black Friday de 2017. A rede de restaurantes ofereceu um benefício especial na compra dos gift cards da marca nessa data, creditando R$ 25,00 adicionais ao primeiro cartão de cada compra dos primeiros mil e quinhentos pedidos realizados. Cases como esse mostram como os cartões-presente estão conquistando espaço nas vendas online, podendo ganhar ainda mais forças em datas comemorativas. O que você acha?

6. Aposte em Mídias Digitais
Por último, vai mais uma dica – não menos importante – mas que envolve o alto poder das mídias digitais. Para começar, já pensou em criar perfis de públicos diferenciados? Fica muito mais fácil de segmentar suas campanhas online e pode trazer um resultado mais efetivo, considerando que seu programa de gift card pode abranger diferentes “personas” e você pode trabalhar de uma forma específica com cada uma.
Por exemplo, seu público pode estar dentro da categoria de: a) Varejo /Sazonal – aquele cujo interesse está nas datas do varejo e podem considerar a compra do cartão-presente; b) Concorrentes – interesse em marcas concorrentes em combinação a um possível desejo de vale-presente e gift card; c) Corporativo – interesse em premiação corporativa somado à ideia de adquirir cartões-presente.
Você ainda pode utilizar sua base de e-mails como estratégia, conforme comentamos no item 2, sobre divulgação online, verificando os usuários engajados nas campanhas anteriores e exercendo ações mais direcionadas a eles. Levando em conta que já houve um interesse por parte dessas pessoas no que você está oferecendo, há mais chances de chamar a atenção delas com a sua proposta em prática.
Na hora de pensar nessa mídias vale ainda considerar também outras estratégias de impulsionamento do seu programa de gift card. Além de trabalhar com campanhas sazonais, aproveitando as datas especiais – como comentamos no item acima -, é essencial manter campanhas durante todo o ano, que associam a compra do gift card à marca. Você pode explorar diferentes canais para isso, reservando um valor do seu caixa direcionado a campanhas de mídia paga. Mesmo com um orçamento pequeno, serve para garantir que sua loja ou marca seja sempre vista e lembrada pelos futuros clientes.

Peça já um cartão-presente online
Agora que você entende melhor a necessidade de trabalhar com um programa de gift card online e conhece esse segredo, coloque em prática as orientações acima ao idealizar esse modelo em seu site. Cada ação que explicamos neste texto é fundamental para que seu cartão-presente seja um sucesso de vendas pela internet. Portanto, mãos à obra!
Converse com um consultor e tenha o seu próprio programa de gift card online

Você pode comprar várias marcas clicando aqui

Victoria Baldo

Customer success e marketing da Todo Cartões, assisto nosso cliente na busca dos melhores resultados. Criamos juntos as melhores formas de promover a venda de gift card e lista de presentes, sempre com muito açúcar e afeto - menos no café - esse eu tomo puro.